Como funciona

Sessão inicial

Exploramos a sua história de vida, suas preocupações e necessidades. O objetivo é entender melhor o contexto em que você está inserido e quais são seus desafios atuais.

Contrato

Definimos regras de funcionamento do processo terapêutico e se fizer sentido para você, agendaremos sua próxima sessão, com periodicidade semanal ou conforme necessário. Cada sessão tem duração de aproximadamente 50 minutos.

Processo terapêutico

Você será encorajado/a você a explorar suas emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos, visando uma compreensão mais profunda de si e a superação dos padrões negativos.  Importante observar que para a psicoterapia ter efeito, o papel do paciente também é indispensável. 

Autoconsciência e responsabilidade

Ao longo do processo terapêutico, trabalharemos para integrar as percepções e insights obtidos nas sessões à sua vida cotidiana. Faremos revisões, estabeleceremos metas e definiremos estratégias para mudanças duradouras.

O que esperar do processo psicoterapêutico:

Sigilo completo

O trabalho clínico é estruturado no sigilo absoluto dos conteúdos trazidos às sessões. O elemento central do processo é a confiança mútua.

Escuta afetuosa e qualificada

O que você traz para o processo terapêutico é algo precioso, que exige e merece uma escuta afetuosa e atenta. Nada é irrelevante para a psicoterapeuta.

Sem julgamentos

O acolhimento e a empatia são compromissos de cada atendimento, essenciais a um espaço de escuta livre e sem censura.

Transformação

O aforismo grego “Conhece-te a ti mesmo” é ponto de partida para uma vida equilibrada e feliz. Por meio do autoconhecimento, encontramos as soluções para os nossos dilemas.

Duração do processo

Algumas questões trazidas pelo paciente são solução ágil. Outras nem tanto. Há situações em que nem sempre a demanda que o paciente traz é o que precisa ser tratada. Existe a possibilidade do paciente ter criado um mecanismo de defesa que exige tempo e disposição interna para sua superação. Então, não há como previamente determinarmos prazo, uma vez que todo ser humano é singular e cada um possui a sua bagagem, sentimentos e vivências. Mas por meio de um olhar clínico, o profissional consegue medir a evolução do cliente e sugerir sua alta.

Leia também:

Depressão: o peso do silêncio e a importância do cuidado
Como a psicoterapia pode ajudar a superar a depressão
Depressão: qual o melhor tratamento?
10 principais causas da depressão
O melancólico é uma pessoa depressiva?

Menu