Depressão: o peso do silêncio e a importância do cuidado

A depressão é um transtorno mental sério e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora muitas vezes seja subestimada ou mal compreendida, suas consequências vão muito além do sofrimento emocional, impactando diretamente a qualidade de vida, os relacionamentos e a produtividade dos indivíduos. Como psicoterapeuta, vejo diariamente os desafios enfrentados por aqueles que convivem com essa condição e a importância de abordagens terapêuticas eficazes para aliviar o sofrimento.

Acordar todos os dias com a sensação de inexistência de sentido na vida, com cada movimento parecendo um esforço sobre-humano. Assim pode ser o dia a dia de uma pessoa com depressão, essa tão dor profunda quanto silenciosa. Com o passar do tempo, os amigos passam a não ligar mais, a família não entende o que se passa, e a pessoa, cansada de explicar o inexplicável, se isola cada vez mais, agravando o quadro na solidão.

Geralmente, a pessoa com depressão sabe que precisa de ajuda, mas, se o seu caso for grave, com frequência, a voz da desesperança vai sussurrar no ouvido que nada mais faz sentido. No entanto, a psique humana, tão frágil e complexa, precisa de cuidado e atenção. Mas, infelizmente, ainda hoje poucos reconhecem que cuidar da mente não é sinal de fraqueza, é necessidade de sobrevivência.

Principal causa de incapacidade

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram de depressão em todo o mundo. Cerca de 5,8% da população brasileira, o que representa mais de 11 milhões de pessoas, enfrentam a depressão. Estudos indicam que a prevalência ao longo da vida é de até 20% nas mulheres e 12% nos homens. A depressão é considerada a principal causa de incapacidade globalmente, contribuindo de forma significativa para a carga mundial de doenças.

A depressão pode ter consequências significativas, afetando a saúde mental, física e social da pessoa. A intensidade e a duração da depressão podem trazer danos para a saúde mental, com o comprometimento cognitivo, dificultando a concentração, a memória prejudicada e a lentidão no raciocínio. Ela também pode levar ao agravamento de outros transtornos, como a ansiedade e a síndrome do pânico; os transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) podem surgir ou piorar. Em casos graves, a depressão pode levar a pensamentos ou tentativas de suicídio.

Há também consequências para a saúde física. A depressão pode levar a pessoa a ter insônia ou o seu oposto, a sonolência excessiva, alimentando um ciclo que se retroalimenta prejudicando a recuperação física e mental. Uma pessoa deprimida pode estar submetida a maior risco de hipertensão, infartos e outras doenças do coração. Há ainda o risco de alterações no apetite, levando a pessoa à perda ou aumento exagerado de peso, levando a desnutrição ou obesidade. Sem esquecer do impacto no sistema imunológico da pessoa, gerando uma maior vulnerabilidade a infecções e doenças.

Isolamento social

O isolamento social, os impactos negativos na vida profissional, os conflitos com parentes e amigos, a maior propensão ao abuso de álcool, drogas ou medicamentos como forma de alívio, a negligência com a saúde, como descuido com higiene e alimentação são outras consequências do quadro depressivo. A depressão, portanto, é uma condição séria, mas com tratamento adequado, como psicoterapia e, em alguns casos, medicação, as suas consequências podem ser reduzidas ou revertidas. É importante buscar ajuda profissional ao identificar os sintomas. Adotar hábitos saudáveis, cultivar relacionamentos positivos e buscar apoio quando necessário.

Embora a depressão seja um transtorno complexo, existem caminhos para a recuperação. A psicoterapia, associada ao apoio de amigos e familiares, práticas saudáveis e, em alguns casos, o eventual uso de medicação prescrita por um profissional, pode ajudar significativamente na superação desse sofrimento. Se você ou alguém próximo está enfrentando os sintomas da depressão, saiba que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e autocuidado.

A depressão não define quem você é. Com o tratamento adequado, é possível recuperar o bem-estar, reconstruir relacionamentos e retomar a alegria de viver.

Qual o melhor tratamento para depressão?

Como a psicoterapia pode ajudar a superar a depressão

10 principais causas da depressão

O melancólico é uma pessoa deprimida?

Leia também:

Como a psicoterapia pode ajudar a superar a depressão
Depressão: qual o melhor tratamento?
10 principais causas da depressão
O melancólico é uma pessoa depressiva?
O que leva uma pessoa ter a síndrome do impostor?

Menu