O melancólico é uma pessoa depressiva?

O senso comum, habitualmente, associa melancolia à depressão. Mas, na verdade, uma personalidade melancólica não é necessariamente depressiva. A melancolia pode ser um traço de temperamento, enquanto a depressão é um transtorno mental diagnosticável. Desde a teoria dos quatro temperamentos de Hipócrates (colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico), a melancolia é associada a um modo de ser introspectivo, sensível e reflexivo.

Falar em melancolia é falar de um temperamento, não é de uma doença. Ou seja, de uma forma de interação com o mundo. Muitas pessoas melancólicas vivem bem e não desenvolvem depressão. Em geral, são reservadas e preferem atividades solitárias. Tendem a gostar de profundidade emocional e filosófica, podendo ser mais propensas à nostalgia e ao pessimismo.

Mas, então, qual a diferença entre personalidade melancólica e depressão?

A personalidade melancólica é estável ao longo do tempo. Pode ser naturalmente reflexiva e sensível, mas isso não afeta a sua funcionalidade. Já a depressão causa sofrimento intenso, podendo ser incapacitante. Diferente de um traço de temperamento, a depressão tende a não ser algo contínuo interfere no trabalho, nos relacionamentos e na vida cotidiana. A depressão apresenta sintomas físicos e cognitivos. Insônia, fadiga extrema, dificuldade de concentração e pensamentos suicidas não fazem parte da personalidade melancólica, mas sim da depressão.


Mas é importante salientar que, apesar de não se confundir com a depressão, a melancolia como traço de personalidade pode aumentar a vulnerabilidade ao quadro depressivo. Pessoas melancólicas podem ter uma tendência maior a ruminação (pensamento excessivo sobre problemas), o que pode facilitar o desenvolvimento de transtornos depressivos, especialmente em momentos de estresse.

Quando, então, se preocupar?

Se a tristeza, pessimismo ou introspecção começam a:

  • Impedir a pessoa de realizar suas atividades diárias;
  • Levar a sentimentos persistentes de culpa e inutilidade;
  • Causar isolamento social extremo;
  • Gerar pensamentos suicidas.

… então pode ser um indicativo de depressão, e não apenas um traço de personalidade.


    Leia também:

    Depressão: o peso do silêncio e a importância do cuidado
    Como a psicoterapia pode ajudar a superar a depressão
    Depressão: qual o melhor tratamento?
    10 principais causas da depressão
    O que leva uma pessoa ter a síndrome do impostor?

    Menu